Artigos  

HU realiza pesquisa em Hepatologia inédita na América Latina

 

O Centro de Referência em Hepatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora integra os cinco núcleos do país, sendo o único de Minas a realizar tal pesquisa e o primeiro a inscrever dois pacientes voluntários no programa. O Protocolo, assinado em 13 de agosto, no Centro de Atenção à Saúde (HU_CAS), contempla a pesquisa em seres humanos que necessitem de dosagem diferenciada de medicações para tratamento da Hepatite C.

Os medicamentos preparados pela Roche, indústria farmacêutica multinacional, já existem no mercado: Interferon e Ribavirina. O diferencial da pesquisa está no desenvolvimento da dosagem adequada para atender a pacientes portadores da patologia que respondam mal ao tratamento convencional, em decorrência de sobrepeso, genótipo 1 (identidade viral) e alta carga viral, entre outros critérios de inclusão. A explicação é do coordenador do Centro de Referência em Hepatologia do HU/UFJF e investigador responsável pelo Protocolo, professor Aécio Flávio Meirelles de Souza.

Os pacientes voluntários, tratados pela equipe do HU, são sujeitos de pesquisa que atendem a todos os critérios de inclusão no Protocolo. Eles assinaram o termo de consentimento para tratamento contínuo, que será desenvolvido ao longo de 18 meses, através de consultas periódicas, administração de medicamentos e exames realizados no laboratório central dos EUA, com material coletado no próprio HU.         O Protocolo, firmado entre o Centro de Hepatologia do HU/UFJF e a Roche, via Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), é rigoroso em relação a dados de inclusão e exclusão dos sujeitos de pesquisa; competências e responsabilidades dos investigadores envolvidos; e infraestrutura do local do tratamento. A capacidade do corpo clínico (investigadores) e das instalações do HU_CAS foram critérios considerados, explica o professor Aécio Meirelles. Para ele, além de investigações importantes na área clínica, "o Projeto é significativo, porque insere o Centro de Hepatologia em programa internacional, referendando a qualidade da pesquisa desenvolvida na UFJF".

A coordenadora de pesquisa do Centro de Hepatologia, Flávia Altaf da Rocha Lima, explica que, para aprovação, o projeto percorreu vários caminhos, desde outubro de 2006: Comitê de Ética do HU, Comitê da UFJF, Comitê Nacional de Ética em Pesquisa e Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa). "A data 13 de agosto é histórica para a pesquisa em Hepatologia no HU/ UFJF, no Brasil e na América Latina, que serão inscritos na relação de instituição, país e continente onde o estudo internacional está sendo desenvolvido", comemora.

 Segundo Jaqueline Aguiar, monitora da Quintiles, empresa responsável por desenvolver protocolos relacionados a descobertas de novos medicamentos, "a Pesquisa traz benefícios para os pacientes que serão submetidos a um tratamento de alto custo (cerca de R$10 mil/mês, em medicamentos, consultas e exames), orientados por uma equipe conceituada e qualificada. O Centro de Hepatologia ganha com a investigação e descoberta de novas técnicas de tratamento. O HU_CAS com a comprovação da estrutura oferecida. E a Roche, por testar a eficácia de medicamentos para futura industrialização dos mesmos".

 O corpo clínico do Centro de Hepatologia do HU/UFJF é formado pelos professores Dr. Aécio Flávio Meirelles de Souza, coordenador do Setor e chefe do serviço de Gastoenterologia; Dr. Juliano Machado de Oleira, Dr. Fábio Heleno de Lima Pace; Dr. Flávio José Amaral Jr.; Drª Kátia Valéria B. Dias Barbosa; pela coordenadora de estudos, Flávia Altaf Lima; pela Bioquímica de Estudo, Deborah Miranda Pontes Costa e pela secretária Roseli Nair Mendes Cobucci.

O Protocolo prevê o tratamento de pacientes encaminhados ao Centro de Hepatologia do HU_CAS, que atendam aos critérios de inclusão e exclusão.

 Informações: 4009- 5302.             


Fonte: http://www.ufjf.br/secom/2007/08/17/hu-realiza-pesquisa-em-hepatologia-inedita-na-america-latina/